Parar de Fumar Engorda? Conheça Agora 7 Dicas Importantes

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Parar de Fumar Engorda? Conheça Agora 7 Dicas Importantes

Fumar é um mau hábito atrelado a grande parte da população mundial. No Brasil muitos são os fumantes, mas muitos também são os ex-fumantes que abandonaram o hábito por motivações próprias. Uma vez que uma pessoa vicia na nicotina presente no cigarro, o caminho a ser percorrido para largar o vício é estafante, pois a dependência química é um obstáculo nessa luta, mas não o único.

Incrivelmente, muitas pessoas têm o hábito de fumar para manter o peso, além disso, ao parar de fumar muitos podem inclusive ganhar peso a mais com o abandono do vício.

Sabe-se que um tabagista, seja homem ou mulher, pode ganhar até 4 kg ao largar o cigarro e isso costuma ser mais um impedimento para largar o vício. Assim, é de conhecimento geral que parar de fumar engorda, mas mas existem certas soluções que podem reverter esse problema rapidamente.

Veremos agora por que geralmente parar de fumar engorda e o que você pode fazer a respeito disso.

1. Dieta regrada

Uma forma sempre eficaz de perder peso é estabelecer uma dieta saudável para ser seguida. A nicotina do cigarro costuma acelerar o metabolismo do corpo e, por isso, queima calorias mais facilmente. Ao optar por parar de fumar, se os seus hábitos alimentares não forem muito saudáveis ou se você consome muitos alimentos calóricos, chegou a hora de rever sua alimentação.

mais saúdeParar de fumar engorda, por isso logo ao parar de fumar deve-se mudar os hábitos, principalmente nos primeiros meses, pelo menos até que seu metabolismo se restabeleça novamente. Por mais que se ganhe alguns quilinhos nos primeiros meses, nada que uma dieta não muito restritiva possa reverter dentro de um ano. O consumo de pimenta vermelha, chá verde e canela podem ser ótimos substitutos, pois também aceleram o metabolismo.

2. Controle das compulsões

Existem pessoas que não conseguem controlar a compulsão por comida por ter abandonado o cigarro. A pessoa precisa encontrar algo que a dê prazer e distraia para não retornar ao vício, e com isso apegar-se a comidas calóricas ou doces costuma ser muito comum.

Essa compulsão pode, muitas vezes, ser difícil de ser controlada e não há nada de muito absurdo em realizar uma extravagância de vez em quando, mas cuidado para isso não se tornar um hábito. Ao invés de optar por chocolates, bolos e tortas, prefira comer frutas, assim como pratos mais equilibrados ao invés de alimentos gordurosos, água ao invés de refrigerante, etc. Por mais difícil que seja, é preciso pensar na saúde e no controle do peso.

3. Exercícios físicos

Uma ótima forma de controlar a ansiedade e extravasar o estresse são as atividades físicas. Ao invés de se voltar para o prazer da comida, uma boa solução para não engordar é se jogar na academia, esporte ou qualquer outra atividade física. A prática libera hormônios, melhorando o humor, além de relaxar o corpo e desanuviar a mente de pensamentos perigosos como voltar a fumar. Como se não bastasse, as atividades ainda contribuem para a perda de peso, por isso é a melhor solução para manter o peso.

Com a prática diária e constante de atividades físicas, você pode até se dar ao luxo de comer um pouco mais do que comeria se estivesse apenas seguindo uma dieta alimentar. Porém, se para você for muito difícil encontrar tempo para praticar exercícios, você pode realizar algumas mudanças no dia a dia como pegar escadas ao invés do elevador, ir a pé para o trabalho ou estacionar em vagas mais distantes para forçar caminhadas. Parar de fumar engorda, mas seguindo essas dicas você pode impedir que isso aconteça de forma saudável.

4. Hábitos saudáveis

A rotina de comprar o cigarro, escolher um, sentir o cigarro entre os dedos, acendê-lo e levá-lo à boca é uma sensação prazerosa para os ex-fumantes e essa lembrança leva a uma vontade incontrolável de voltar ao vício. Nesse momento em que a lembrança aparece com força, deve-se procurar ter certos alimentos saudáveis sempre à mão para evitar consumo de petiscos calóricos nas ruas. Carregar frutas ou barrinhas nutritivas pode ser boas opções para ter alguma coisa sempre na boca que substitua a sensação que o cigarro proporcionava.

5. Comendo mais vezes

Ao invés de comer pratos gigantescos de comida no almoço e jantar, o que é um péssimo hábito, você pode fracionar as refeições! Alimente-se de 5 a 6 vezes ao dia com intervalos de três horas, assim você se sentirá sempre preenchido, mais saciado, além de comer em pequenas quantidades por vez.

Realize lanches nutritivos na pausa entre o café da manhã e o almoço e o almoço e o jantar. Podem ser frutas, iogurtes, barras de cereal ou até mesmo um lanchinho natural. Parar de fumar engorda, e se você não controlar a quantidade do que coloca no prato, pode tornar o problema ainda maior.

6. Estimulando o olfato

O olfato e paladar ficam mais aguçados quando uma pessoa para de fumar. Isso pode ser péssimo, pois os cheiros de comidas calóricas e industrializadas pode instigar uma pessoa, mas também pode ser usado de forma positiva de uma maneira saudável.

Ao ir ao mercado aproveite, o olfato para sentir as frutas, legumes, temperos e levar produtos bem coloridos e nutritivos. Atenha-se à variedade e ao chegar em casa procure um tempo para sentir a textura dos alimentos, o frescor de cada um deles, elabore pratos e sinta as sensações pelos cheiros e sabores ao cozinhar uma comida saudável e apetitosa.

7. Olhe sua agenda

Parece bobagem, mas escolher uma data chave para parar de fumar é muito importante. Resolver tomar essa decisão próximo a alguma grande viagem ou no final de ano quando acontecem muitas festas pode ser uma péssima ideia, uma vez que controlar a vontade de fumar pode ser ainda mais difícil tendo que resistir a pratos calóricos.

Escolha uma data aleatória, longe de eventos e viagens. No início do ano, se não for viajar pode ser uma boa escolha, uma vez que todo começo de ano as pessoas se enchem de boas energias e vibrações e estão dispostas a realizar mudanças.

Você já imaginava que parar de fumar engorda, certo? No entanto, isso já foi um empecilho para você largar o vício? Quais são as maiores barreiras? Comente abaixo.

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