como deixar meus ossos mais fortes – veja 5 formais

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como deixar meus ossos mais fortes – veja 5 formais

Não basta incentivar seu filho a consumir leite e seus derivados, achando que a sua ingestão já é suficiente à absorção e fixação do cálcio no organismo. Para garantir uma estrutura óssea saudável e dentes fortes, é preciso adquirir alguns hábitos como praticar atividade física e se expor ao sol. Confira.
Tomar sol
O metabolismo do cálcio está relacionado ao da vitamina D, e esta só é sintetizada graças à adequada exposição solar. Por isso, 15 minutos de banho de sol na parte da manhã, antes das 10 horas, e mais 15 minutos à tarde, após as 16 horas, são o bastante para a vitamina D auxiliar o cálcio a penetrar nos ossos. Mas não se deve aplicar protetor solar na pele, pois ele bloqueia a ação benéfica do sol sobre os ossos.
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Praticar atividade física
Outra maneira de fixar o cálcio nos ossos é por meio da atividade física. “No caso de crianças e adolescentes, o ideal é que a prática seja feita de duas a três vezes por semana, com, no mínimo, meia hora de duração”, comenta Sonia Liston, pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo.

Ingerir alimentos com magnésio
Coloque à mesa alimentos como a couve, o brócolis e o repolho, que são fonte de magnésio e ajudam na absorção do cálcio. “Sem o magnésio, há a inibição dos osteoblastos, que são células construtoras e mantenedoras dos ossos”, explica a nutricionista Daniela Cyrulin.

Consumir lácteos de manhã e nos lanches
Como 70% do cálcio do organismo vêm do leite e seus derivados, melhor deixar para ingeri-los no café da manhã e nos lanches. “Nas principais refeições – o almoço e o jantar –, comemos alimentos fonte de ferro e há competição entre os dois minerais pela absorção no organismo”, observa a nutricionista.

Evitar refrigerantes e o excesso de sal
Os refrigerantes, principalmente os do tipo cola, e o abuso de sal podem causar a deficiência do mineral. Lembre-se, ainda, de não consumir, na mesma refeição, beterraba, espinafre e acelga. Os três alimentos contêm ácido oxálico, que prejudica a capacidade do organismo para absorver o cálcio.

É fundamental seguir os conselhos e basear o cardápio de seu filho em uma alimentação equilibrada. Dessa forma, ele desenvolve uma estrutura óssea forte, que vai beneficiá-lo, principalmente, na idade adulta.

Atividade física e exposição solar fixam o cálcio nos ossos
O metabolismo do cálcio está relacionado ao da vitamina D e, por isso, a exposição ao sol é importante para a fixação do mineral no organismo Para fixar o cálcio nos ossos, incentive as crianças e os adolescentes a praticar atividade física, de duas a três vezes por semana, por, no mínimo, meia hora É recomendado ingerir os alimentos ricos em cálcio no café da manhã e nos lanches O magnésio, presente em alimentos como o brócolis, ajuda os osteoblastos (células construtoras e mantenedoras dos ossos) na absorção e fixação do cálcio Cerca de 70% do cálcio presente no organismo vêm do leite e seus derivados

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O metabolismo do cálcio está relacionado ao da vitamina D e, por isso, a exposição ao sol é importante para a fixação do mineral no organismo
O metabolismo do cálcio está relacionado ao da vitamina D e, por isso, a exposição ao sol é importante para a fixação do mineral no organismo

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